Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Roberta Kelly - A Chave - 1º Capítulo


 Muitos devem me conhecer só como a 'garota' que dá opiniões sobre livros e filmes; mas também sou escritora. (Risos)
 Minha primeira 'obra' foi lançada em um site de livros por demanda, e não ficou tão conhecido como eu gostaria, todo escritor espera por isso; mas eu não parei por aí. 
 Tenho no total onze livros escritos, mas a falta de tempo para digitá-los e formatá-los tem sido cruel e agora alguns anos depois eu não tenho nenhum novo para mostrar aos meus leitores.
 Pensando nisso, começo a publicar os capítulos de meu primeiro livro enquanto digito o próximo (eu escrevo em cadernos antes, risos.) 
  Advirto: não contém cenas explícitas. É um romance à moda antiga.



 (É minha primeira obra, sejam bonzinhos comigo. Muito obrigada e boa leitura!)

***





 
Agradeço a Deus pela inspiração, paciência e persistência.


Dedico este livro à minha família e aos amigos.
Obrigada pelo apoio, opiniões sinceras e por estarem sempre ao meu lado.




 
Pensei ter visto o sol,
Era a lua a brilhar...
Pensei ter visto o oceano,
Mas era o deserto, vertigem causar...
Pensei ter visto o amor,
Mas o amor não vem para machucar...
E então encontrei você;
Sol e lua,
Oceano e deserto,
E o amor mais puro que alguém pode imaginar...


Layla A. Grace







Capítulo Um

_ Então Srta. Grace, conte-me tudo. (Delegado)
_ Creio que não consigo relembrar aqueles momentos. (Layla quase chorando)
_ Vamos lá, você não deve ter muito em que pensar na sua rotina diária, então certamente pensará dias e mais dias no que aconteceu. Então pense com calma, não deve ser tão difícil. (Delegado)

     Layla não acreditava que aquele delegado estivesse mesmo tão imparcial ao que lhe acontecera. E menos ainda insinuar que sua vida fosse fútil e vazia.
Mas ao contrário de querer defender sua vida nesse sentido, ela preferiu expor-se um pouco mais para o delegado e o escrivão.
     Com uma atitude de coragem, decidiu que não choraria e seria bem detalhista. Mesmo que doesse, ela sabia que no fundo sempre foi forte.

_ Delegado Logan, estou certa de que não consigo falar diretamente no assunto. Porém se tiver um pouco de paciência em ouvir, gostaria de relatar como vim parar aqui nesta cidade, incluindo tudo o que fiz no dia anterior à minha partida de casa.
_ Muito bem Srta. Grace, mesmo porque não devem ser dias muito longos. Por favor, comece. Estou curioso para saber o que a trouxe aqui. Escrivão tome nota.
     Layla, feliz por poder mostrar ao delegado que nem toda moça de família é igual, ajeitou-se na cadeira e começou a contar como foi parar na delegacia desse ser tão insensível.

_ Eu tenho uma amiga, e que amiga. Alice é o nome dela. Crescemos juntas, como irmãs. E ela é louca assim como eu. Dá para imaginar o tipo de amizade. Tudo o que é errado para duas jovens, nós fazemos.
_ Srta. Grace, está dizendo que é uma fora da lei?
_ De maneira alguma Delegado, e se puder por gentileza esperar que eu termine, saberá o tipo de loucuras que cometemos.
_ Está bem, continue.
_ Como o senhor sabe, vivemos em uma época que tudo é proibido para mulheres, até mesmo estudar.
 Mas nossas mães vendo nossas vidas tomarem o mesmo rumo que a vida delas, permitiu que estudássemos escondidas de nossos pais.
 Então desde pequenas surgiu uma afinidade, uma amizade grande e sincera. Tão grande que teve suas consequências.
 Alice e eu sempre fizemos tudo com planejamento. Nossas aulas de escrita e leitura. Aulas de piano, bordados e costuras. Estávamos muito unidas em tudo. E é claro, para aprontarmos estávamos juntas também.
_ Desculpe interromper, mas por que diz ‘estávamos’? Não pretende fazer mais nada com sua amiga Alice?
_ Depois do que houve, os pais dela não deixarão. Talvez nem nos vejamos.
_ Continue.
_ Certa vez incomodadas com a cor de nossa pele, resolvemos tomar sol. Isso é inaceitável, pois mulheres só ficam à mostra para os maridos. Fomos então para um lugar escondido e tiramos as roupas. Forramos o chão com lençol que pegamos em casa e deitamos. Passamos horas ali e fomos para casa. Minha mãe levou um susto enorme quando nos viu, pois estávamos tão vermelhas que ela logo percebeu o que fizemos. Então, antes que os homens chegassem do trabalho, ela fez com que tomássemos banho e vestíssemos vestidos mais fechados. Assim, ela diria que caminhamos demais pelo sol.
Essa desculpa funcionou, mas nós sofremos muito por causa do calor que fazia.
_ Srta. Grace, no que exatamente isso acrescenta no que ocorreu aqui?
_ Só para os senhores pararem de me tratar como uma mocinha indefesa, que só aprende a bordar e cozinhar para quando casar. Estou sendo tratada como fútil desde que cheguei aqui. Então por favor, não interrompa novamente.

     A partir daquele momento Layla se fechou em seus pensamentos e começou a falar da maneira que lembrava.
Sua vida com a amiga, o porquê de sua partida e o que aconteceu para que fosse necessário sua ‘visita’ ao Delegado Logan.

_ Então, a última aventura que fizemos, teve uma consequência maior...
Alice foi para minha casa um dia antes, e dormiu por lá, com o consentimento dos pais é claro.
 Durante a noite, planejamos tudo o que faríamos nos dois dias seguintes. Ela queria fazer tantas coisas ao mesmo tempo, que um dia não bastaria.
 Decidimos então que, depois de tomar banho no rio o que era proibido da forma que fazíamos (quase sem roupas) nós apostaríamos corrida com nossos cavalos até a casa de seus avós. Eu não os conhecia, pois se mudaram há pouco tempo de volta.
 Acordamos entusiasmadas, e minha mãe percebeu que novamente aprontaríamos. Ela não disse nada na presença de meu pai. Teve medo que ele nos castigasse e Alice nem é da família. Depois que ele saiu, ela veio conversar conosco. Sua febre estava branda pela manhã e por isso não tive remorso em deixá-la algum tempo sozinha. Depois de dias na cama, ela finalmente estava melhor.

_ Layla e Alice, por favor, não façam nada de exagerado hoje. Meu coração está apertado, sinto que vocês podem se machucar.
_ Tudo bem mamãe, não faremos nada que já não fizemos antes. Assim, sabemos que não há perigo.
_ Quais são os planos meu bem?

_ Ela quis saber, e eu não sabia se contava a verdade. Resolvi que sim, pois a bronca seria menor no fim do dia.

_ Vamos tomar banho no rio e depois apostaremos corrida de cavalos até a casa dos avós de Alice.
_ Sei que são boas com cavalos, mas cuidado e não esqueçam as regras básicas.
_ Já sei.
_ Não prendam o pé no estribo e não colem ao canto da estrada. (Dissemos juntas e pareceu engraçado, então rimos).

_ Tomamos nosso café e fomos ao banho, o dia estava muito quente. 
 Não percebemos, mas fomos seguidas até o rio, e chegando lá ouvimos passos atrás de nós. Resolvemos então não tirar nossas roupas. Brincamos na água algum tempo, mas não teve muito prazer em fazer isso, pois sabíamos que alguém nos observava.
 Voltamos para casa e contamos o acontecido a minha mãe. Ela disse que quando seu coração fica daquele jeito, ela tem muito medo.

_ Talvez se vocês tivessem tirado suas roupas, poderiam ter sido atacadas.
_ Mas somos duas, e ouvimos passos que pareceram de uma pessoa. Poderia ser até mesmo um animal.
_ De qualquer forma, foi prudente não terem tirado.
_ Vamos nos trocar para o almoço, mamãe.
_ Vão. Antes que fiquem doentes.

_ No quarto, enquanto nos trocávamos, Alice disse ter visto dois ou três homens nos espiando. E não deveria ser a primeira vez, mas não fizeram nada em respeito a nossos pais.

_ Alice. Por que não me disse isso lá?
_ Não quis te assustar. Também seria pior. Se nós saíssemos sem entrar no rio, eles provavelmente teriam nos agarrado.
_ Mas poderiam ter feito do mesmo modo.
_ Não. Nossos vestidos têm muitas camadas, e molhados deixariam qualquer um molhado também, além de dar muito mais trabalho para tirar.
_ Você tem razão. Tivemos sorte hoje. Acho melhor não irmos mais ao rio.

_ Fiquei pensando sobre aquilo e conclui que devia ser alguém que conhecia nossos hábitos.
 Passei a olhar os homens com raiva. Mas só os da fazenda e das fazendas vizinhas.
 Preparamo-nos para o almoço e descemos para cozinha. Mas encontramos minha mãe na sala de jantar, triste e abatida. Fiquei preocupada e quis saber a razão de tanta tristeza.

_ Não é nada minha filha, eu estava pensando quem poderia estar olhando as minhas garotinhas com tanta crueldade.
_ Não se preocupe mamãe. Decidimos que essa travessura nós não faremos mais. Para nosso bem.
_ Fico feliz em ouvir isso. Venha, ajude-me com os pratos.

_ Minha família herdou uma fazenda grande e bonita, mas com muitas dívidas. Meu pai foi vendendo partes dela para pagar as pessoas, mas eu nunca vi ninguém indo lá cobrar nada. Ele deve ter feito esse tipo de negócio o mais reservado possível.
 Vivíamos com pouco recurso, tínhamos que ajudar com as tarefas da fazenda para economizar.
 Alice sempre me deu presentes úteis em meus aniversários. Ela é filha única e seus pais bem de vida. Ricos para ser exata. Então sempre que pedia um vestido novo para seu pai, ele dava-lhe dois e dizia para repartir comigo. Então me presenteava com um e eu não podia recusar, porque precisava.
 Sempre me senti inferior a ela, mas ela nunca se importou com minhas condições financeiras.
 A única coisa que meu pai não mexeu foram os cavalos. Eu tenho o meu e disse a Alice que poderia ficar com um enquanto meu pai não os vendesse. Ela escolheu Ventania e o meu chama-se Mascote.
 Naquela tarde, após o almoço, decidimos deixar a comida fazer digestão antes de sairmos como loucas.
 Bordamos um pouco e decidimos que era hora.

_ Mamãe?

_ Não a encontrava em lugar algum. Finalmente fui até o quarto, ao qual tinha medo, pois ficou ali tantos dias e eu não desejava que ela voltasse para cama.
Encontrei-a no quarto, mas para minha felicidade ela arrumava o baú.

_ Mamãe, estamos indo.
_ Não demore Layla. Sabe que seu pai briga comigo quando não encontra você.
_ Não demorarei. Até mais tarde.

_ Eu saí com um pouco de pressa. Não gostava de saber que fui motivo de briga do meu pai com minha mãe, principalmente porque nós temos que ouvir de cabeça baixa, sem nada responder.
 Acho que por isso não me interessava por ninguém. Fui criada livre e aprendi a não querer ser tratada como ela era. Fazia de conta na frente do meu pai, que era a mais comportada de todas as moças de minha idade. Mas Alice e eu éramos as piores em comportamento, claro, opinião das moças da cidade e suas mães.
 Montei em meu cavalo e Alice no seu.
 Saímos da fazenda vagarosamente para não chamar a atenção de ninguém. Quando já não podiam nos ver, paramos e posicionamos para a corrida. Mudamos nossas pernas de lugar. Afinal não podíamos montar feito homem na frente de ninguém. A não ser que encontrássemos pelo caminho.
 Quebrei um pequeno galho de uma árvore e me posicionei. Joguei-o bem alto e quando ele caísse seria a largada.
 Mascote era mais veloz que Ventania. Alice nunca admitiu. Começamos a correr. Como esperava, Mascote atingiu uma velocidade incrível deixando Alice com Ventania para trás.
 Ela explicou o caminho e então seguimos em frente.
 Foi em uma curva da estrada, esquecendo o segundo mandamento das corridas, que caí.



;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário