Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2023

Stephenie Meyer - Crepúsculo



Sinopse:

 Isabella Swan, chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks – último lugar onde gostaria de viver. Ela tenta se adaptar à vida provinciana na qual, aparentemente, todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. 
 Em seu destino está Edward Cullen. Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella, o que provoca nela uma inquietação desconcertante. 
 Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo 'amor proibido', alerta: sou um risco para você. 
 Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward, é sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.
(Sinopse Skoob)





 Crepúsculo teve repercussões negativas e positivas. Mais do primeiro, porém as vendas do livro e a bilheteria e artigos relacionados ao filme, dizem o contrário. Afinal, se é tão ruim por que teve tanto sucesso no primeiro e suas continuações?
 Ele é amado e odiado. Quem ama defende com todos os argumentos que tem. E quem odeia, odeia com a mesma intensidade e acrescenta críticas que nem sempre podem ser levadas a sério pelos fãs.
 Crepúsculo é um romance que conta a história de uma garota comum que se apaixona por um garoto 'comum' que na verdade é um vampiro.
 E daí que os vampiros de Crepúsculo brilham como diamantes no sol ao invés de queimarem até a morte? E daí que o casal é água com açúcar porque não tem cenas quentes no primeiro livro? E daí, e daí, e daí?
 Assim como existe todo tipo de escritor, existe todo tipo de história e existe todo tipo de leitor. Então, criticar uma obra (mesmo que seja merecedora), é criticar o trabalho de meses e talvez anos de uma pessoa. O respeito pelo trabalho alheio é bem vindo em qualquer trabalho que seja, independente se gostamos ou não daquilo.
 Aqueles que criticam muito dariam conta de escrever algo melhor? Quando puderem provar que são melhores do que os outros, aí sim vocês podem se dar ao trabalho de se queimarem por difamar o próximo. Caso contrário, guarde sua inveja e rancor no fundo do baú onde não atrapalha a vida de ninguém.
 Recomendo? Com certeza.
 Crepúsculo é um romance e como tal deve ser apreciado, suas verdades próprias o faz único. E faz também muitas meninas e mulheres sonharem com homens como Edward ou Jacob.

;)


PS. Desculpem o desabafo, é que li tanta besteira no Skoob quando fui pegar a sinopse que fiquei realmente chateada, como leitora e como escritora.
Se eu digo que o meu dragão cospe fogo verde, ele cospe fogo verde e ponto final. :S 


 Originalmente escrita em 2014, essa é uma das resenhas que mais gosto, pois defende não só esse livro, mas as obras em geral de todos os escritores. Só há um tipo de escrita que abomino, aquela que é preconceituosa com qualquer pessoa que seja.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário