Páginas

domingo, 16 de abril de 2023

Lois Lowry - O Doador de Memórias


Sinopse:

 Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína.
 Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente.
 Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
 Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
 Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.




 Pode ser chamado de o Recebedor de Memórias, mas isso vou deixar vocês descobrirem o porquê ao ler.

 Livro diferente de tudo o que li até hoje e triste se pensar no que as pessoas se baseiam para viver em comunidade. “A” comunidade perfeita.
 Tirar a oportunidade de sentimentos pela vida que um dia foi vivida não é a melhor maneira de se 'curar' dos momentos difíceis. Privar as crianças de serem crianças e traçarem seu próprio futuro é coisa de pai autoritário que exige que os filhos sigam um caminho imposto e ao qual não serão felizes.

 Uma lição de valores das coisas simples da vida. 
 E se um dia tudo acabasse? Eu pediria dispensa. :(

 Recomendo com certeza. São livros como esse que nos ensinam o que é realmente viver e ser feliz. 

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário