Páginas

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Stieg Larsson - A Rainha do Castelo de Ar




Sinopse:

 Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria.
 Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes.
(Cia. das Letras) 


 Stieg Larsson soube criar e retalhar uma história em tantos detalhes, e no fim soube amarrar cada pedacinho de informação.
 Eu já disse antes que lamento muito seu falecimento. Isso nos trouxe um grande prejuízo na literatura em geral. Afinal, eu não leio só de um escritor, ou só de um país, ou só de um estilo. E escritores assim não são difíceis de encontrar, mas são difíceis de reencontrar.
 A rainha do castelo de ar é um excelente desfecho em todo sofrimento que Lisbeth vinha acumulando. O próprio pai ser um 'nada', para não usar outras palavras, deve ser duro de engolir durante tanto tempo e com tantas humilhações.
 Adorei a trilogia, só achei que no final algo diferente poderia ter acontecido.
 Mas nem todo final é feliz em 100%, devo me contentar com os 95%, e ter a certeza que para o escritor foi o final mais maravilhoso possível.


;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário